Gerir - Instituto de Gestão em Saúde Instituto de Gestão em Saúde

HUGO - Hospital de Urgências de Goiânia

O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) - unidade pública vinculada à Secretaria da Saúde de Goiás - foi criado pelo Decreto 2.740, de 11 de junho de 1987 e estruturado pelo Decreto 3.522 de 19 de setembro de 1990. Em 12 de junho de 1991, a Lei Nº 11.460 alterou a nomenclatura inicial dada à Unidade para Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz, homenagem ao médico pediatra que deixou seu nome ligado à medicina goiana.

Seus serviços foram disponibilizados à sociedade em dezembro de 1991, nas gestões do Governador de Goiás Dr. Henrique Antônio Santillo; Secretário de Saúde Antônio Faleiros Filho, Secretário Adjunto Honor Cruvinel e Diretora de Planejamento Maria das Dores Mansur. Seu primeiro diretor geral foi Roberto Luciano Coimbra.

O Hospital compreende uma área de 28.541,60 metros quadrados, com 374 leitos de internação (inclusive para observação) e centro cirúrgico com dez salas em funcionamento.

Referência no Planalto Central, é o único na área de urgências e emergências que atende todo o Centro-Oeste e outros Estados, sendo todos os seus leitos dedicados exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital foi idealizado para prestar atendimento em caráter de urgência e emergência.

Ao longo dos anos o Hospital tem dado suporte à comunidade que necessita de seus serviços, de maneira a corresponder às expectativas, atendendo às exigências que demanda o serviço de saúde. O esforço pode ser ilustrado com casos de atendimentos excepcionais ocorridos na Unidade, de alta complexidade, com resultados de destaque ao longo dos anos.

No ano de 2001, o Hugo iniciou o trabalho de microcirurgia, que engloba especialidades de ortopedia e cirurgia vascular, onde no mesmo ano foi reimplantado um braço de um jovem de 18 anos pelos médicos ortopedistas Dr. Sérgio José Lima e Dr. Ricardo Pereira, a partir daí, vários casos vem acontecendo com sucesso.

Desde 09 de maio de 2012 esta sendo gerenciado pelo Instituto Gerir.

Programado por Rodrigo Vieira Eufrasio da Silva